Wednesday, November 15, 2006

15 Novembro - A República brasileira

Hoje comemoram os brasileiros mais um aniversário da implantação da República, que talvez não tivesse acontecido - ao menos nessa data - se o Imperador não se encontrasse em Petrópolis. A proclamação da independência do Brasil foi um acto da (dinastia de Bragança, a favor da continuidade. Mas a proclamação da República foi uma ruptura, a provocar animosidade entre monarquistas e republicanos, e tornar potencialmente "traidores" quantos - até 15 de Novembro de 1889 - apoiaram o regime monárquico e ou o Imperador. Os militares, que até a véspera faziam parte do regime depuseram–no no dia seguinte.
Foi o Marechal Deodoro da Fonseca (que em 3 de Fevereiro de 1887 enviara ao Imperador uma carta de protesto contra o desprestígio que atingia o exército dirigiu-se ao Quartel General para dissolver o ministério, formar um governo provisório e assumir a chefia.
Benjamim Constant precisava do prestígio de Deodoro para a implantação da República; o Marechal Deodoro - levando consigo a brigada revoltada - dirigiu-se ao Quartel General e informou o Visconde de Ouro Preto de sua deposição e da dissolução do ministério, esclarecendo que ia levar ao Imperador a lista dos novos ministros!. Mas - como já se disse - o Imperador encontrava-se em Petrópolis, e Deodoro (envelhecido e doente) regressou a casa. Ao anoitecer do dia 15 Benjamim Constant convenceu Deodoro da Fonseca a aderir à causa republicana. E o Imperador NADA FEZ para defender o trono. Também ele estava velho e alquebrado, vindo a falecer em 1891, em Paris. A quase totalidade dos servidores do Império, passaram ao serviço da República sem interrupção.

No comments:

Post a Comment

 
coompax-digital magazine