Saturday, April 29, 2006

São os Petrodólares, Estúpido!


O governo de Teerão lançou a arma "nuclear" final que pode destruir o sistema financeiro do império americano. Essa arma é a Bolsa de Petróleo baseada em procedimentos que implicam o pagamento de petróleo em euros. Em termos económicos, é uma ameaça muito maior do que a de Saddam em 2000, que começou a exigir euros pelo petróleo do Iraque. Se a Bolsa pegar, o dólar será marginalizado, pois Europa, Japão, China e Árabes têm cada um as suas razões para pagar em euros e aliviar a carga dos petrodólares que são a taxa indirecta imperial criada pelos EUA.

O dado financeiro elementar a ter em conta é que uma nação lança impostos sobre os seus cidadãos, enquanto um império lança impostos sobre outras nação-estados. Pela primeira vez na história, com a inflação, os EUA criaram um sistema de taxar indirectamente outras nações, de forma não coerciva mas incontornável. Nunca obrigaran ao pagamento direto dos impostos - como os impérios precedentes - mas entregaram a outras nações a sua própria moeda, o dólar americano, em troca de bens, com a perspectiva de inflacionar e desvalorizar o dólar e pagar mais tarde cada dólar com menos bens económicos - a diferença ganha representa o imposto da hegemonia imperial dos EUA.
Hoje, o império americano sente as suas dores. Allan Bloom, um straussiano para que fique claro o diagnóstico, escreveu desde 1989 sobre o “fechamento do espírito americano”; Paul Kennedy escreveu desde 1994 sobre a sobreextensão militar e Chalmers Johnson sobre o Blowback criado pelas 1000 bases no exterior. E o financiamento do império, e da guerra do Iraque em particular, que Joseph Stiglitz já calculou custar de 1 a 2 triliões de dólares, conforme os critérios de curto ou longo prazo, é conseguido pelos velhos métodos matreiros de depreciação da moeda da moeda corrente e de um comércio externo com deficits imensos. Ou seja, a América é uma economias sem poupança, uma nação devedora, e é o resto do mundo quem a financia. Se o resto do mundo sair do sistema dólar e terminar com o crédito aos americanos, o império desmoronará? (O assunto segue em próximos posts… naturalmente)

No comments:

Post a Comment

 
coompax-digital magazine